Gênesis Cap 1 e 2

Gênesis Cap 1 e 2
Acadêmico

19/05/2024

*Introdução de Gênesis;*

Os 5 primeiros livros da Bíblia são conhecidos como o “Pentateuco” e a autoria deles é dada à Moisés. Portanto, aprouve a Deus revelar o Gênesis (Início ou começo) a Moisés, nos contando como Ele criou o Universo. 

Uma coisa importante; a bíblia não quer provar ao homem que Deus criou todas as coisas, ela simplesmente o afirma. 

Reflita; Deus, o detentor de todo o poder e de toda a sabedoria, revelou a um homem simples, como agiu na criação! Lembrem-se; “a bíblia não responde a todas as perguntas, mas ela nos é suficiente”. 

Permita-me repetir algo;

Antes de sua leitura diária, ore ao Pai pedindo que o Espírito Santo lhe abra os olhos, para que você compreenda o que está lendo!

 

 *Explicação de Gênesis 1 e 2;* 

 *Gênesis 1:* A criação. 

No verso 1 temos um resumo de todo o primeiro capítulo. 

Nele está a afirmação de que Deus é o criador de todo o Universo. 

A partir do verso 3 temos os detalhes de como se deu essa criação, mas os três primeiros versículos ainda nos revelam a Trindade, o Pai criador no verso 1. 

O Espírito santificador se movendo sobre a face das águas no verso 2, e no verso 3, Jesus, o Filho. Ele é essa Palavra, que saiu da boca de Deus manifestando o seu poder, ou seja, Jesus é o poder criativo e sustentador de todo o universo. Ele é a fonte de toda vida, o Verbo Vivo que se fez carne (Jo 1.14). 

Ainda no verso 2 há outra informação; a terra havia sido criada, porém ainda não estava pronta como habitat para a humanidade. 

Então a partir do verso 3 Deus começou a dar ordem a sua criação e esta lhe obedeceu como uma criatura obediente. 

Repare na criação, ela vai agindo e respondendo ao Senhor como uma criatura obediente. 

O verso 11 nos mostra isso quando Deus ordena as árvores para darem frutos segundo as suas sementes.

Deus ordenou e a criação simplesmente obedeceu.  

No verso 26 está registrado o; “Façamos” o homem a “Nossa” imagem e semelhança”, apontando mais uma vez para a Trindade, pois a expressão na primeira pessoa do plural, revela que Deus não estava só no ato da criação. Portanto, a argumentação de alguns, de que Deus estava só e que fez o homem para lhe fazer companhia

É equivocada. Deus é eternamente pleno na Trindade Perfeita e Santa. 

Ele criou o homem de sua abundancia! 

No verso 27, “Imagem e semelhança” não se trata de duas coisas distintas e associadas, mas no original em “hebraico” essas palavras são sinônimos e tratam da semelhança com Deus em atributos. Estes foram partilhados por Ele com o homem. 

Imagem e semelhança referem-se a atributos como: Amor, Sabedoria, Justiça... esses são alguns dos atributos de Deus colocados no homem. 

Deus é Espírito, portanto não é fisicamente semelhante ao homem. 

Outra coisa importante; o hebreu quando desejava colocar algo em destaque no texto, ele repetia as mesmas palavras ou as colocava com sinônimos para destacá-las. A bíblia está nos ensinando que o homem carrega em si o “Reflexo da Glória de Deus” nos seus atributos.

No final do capítulo, Deus viu que “tudo ficou bom”. 

  

 *Gênesis 2:* Os versos 1,2 falam do dia de descanso, assunto que será aprofundado no livro do Êxodo. 

Na sequência, o livro fala da origem da humanidade.

Tenhamos em mente que o relato aqui não está organizado cronologicamente. 

Assim como em Gênesis 1.1 temos o resumo da criação e esta foi esmiuçada no restante do primeiro capítulo, no capítulo 2 temos os detalhes da criação especial de Deus, “O Homem”, que foi narrada resumidamente em Gn 1.26,28.

Voltando ao texto:

No vers. 7 Deus soprou o “Fôlego de vida” no homem. A palavra “Fôlego” no original em hebraico é “Ruah”, que se refere não só ao oxigênio, mas também a cognição, ou seja, é o espírito pensante do homem. A bíblia vai chama-lo de “Alma vivente”. 

Entendam, a nossa mente é a agência ativa da nossa alma.

No verso 15 Deus deu ao homem autoridade sobre o jardim, tornando-o vice-regente de Deus, porque Deus é o Senhor da criação. Mas percebam que Deus deu ordens específicas ao homem para cuidar e cultivar o jardim, ou seja, proteger (governar) e cultivar o Éden.  

No verso 17 temos outra ordem de Deus, para que o casal não comesse do fruto do conhecimento do bem e do mal, porém se desobedecessem, a consequência seria a “MORTE”. 

Deus estava mostrando o seguinte ao homem; a obediência a “Palavra de Deus” garantiria a sua vida.

No v. 18 vendo que homem ainda estava só, o Senhor disse que faria para ele; ”uma auxiliadora idônea”. Em hebraico essa expressão é; ”Ezer Kenegd” que significa literalmente: “Uma ajudadora oposta a ele”.

Na prática, sabendo Deus da impulsividade do homem, deu-lhe a mulher para que ela o ajudasse a ponderar melhor suas escolhas. 

Muitas vezes os homens querem tomar decisões e as esposas se colocam contra essas decisões. Nesse caso, há grande sabedoria e humildade no homem em ponderar as questões opositoras de sua esposa, para só depois tomar a decisão. 

Isso não significa que a mulher deve se opor a tudo, é preciso humildade e sabedoria de ambas as partes.

Os v. 21,22 relatam a criação da mulher. Aqui a bíblia revela que a espécie humana plena é representada pelo casal, pois a parte arrancada, (a costela) tornou-se mulher, retornando posteriormente ao homem. Nisso Deus estava estabelecendo o casamento e nessa união, o ser voltou a ser pleno novamente.

No verso 23 consta o primeiro poema bíblico, o qual foi dedicado a mulher por Adão. 

No verso 24 Deus estabeleceu a união monogâmica e heterossexual entre o homem e a mulher.

Eles se tornariam uma só carne. Vamos aprofundar um pouco!

O fato de Deus retirar a costela do homem para dela fazer a mulher, mostra-nos que ficou faltando um pedaço no homem, consequentemente este só foi preenchido novamente com a união a ela. Esta união não é só carnal, mas também espiritual, porque agora eles se tornaram “Um novo e único ser indivisível”. 

Não havia morte, nem pecado no jardim, e tudo estava em perfeita harmonia e paz. 

Boa leitura e qualquer dúvida, estou à disposição!


Posts Relacionados

GÊNESIS CAP 13 E 14

GÊNESIS CAP 13 E 14

MATÉRIA: GÊNESIS   GÊNESIS 13:       &nb

→ Leia mais...
Núcleo de Teologia em Piratininga

Núcleo de Teologia em Piratininga

Alunos abençoados do Núcleo 005.  Nós da FAPEG não temos palavras

→ Leia mais...
Na Grécia Antiga, as mulheres eram proibidas de estudar medicina.

Na Grécia Antiga, as mulheres eram proibidas de estudar medicina.

Na Grécia Antiga, as mulheres eram proibidas de estudar medicina. Agnodice, u...

→ Leia mais...
Ediuson Fontes

Ediuson Fontes


Prof.: Ediudson Fontes Professor do Seminário de Teologia e Escritor. Graduado em Teologia Pós graduado em Ciência da Religião, Metrado em Teologia Sistemática Colunista da Revista Club da Sabedoria consultor teologico do blog o cristão pentecostal Declaração do Professor Dedico a minha vida ao magistério e principalmente no ensino da palavra do Eterno com amor e afinco. Meu principal objetivo como professor: Gosto de propor pensamentos ao universo cristão e através disso fazer com que meus alunos cresçam e se desenvolva no ambiente do pensamento e galgue patamares alto.

→ Veja o Perfil Completo