GÊNESIS CAP 13 E 14

GÊNESIS CAP 13 E 14
Acadêmico

19/05/2024

MATÉRIA: GÊNESIS

 

GÊNESIS 13:

 

 

                 Nesse capítulo vemos que houve uma desavença entre Ló e Abrão, mas perceba no verso 8 a humildade de Abrão. ele abriu mão de escolher a terra, deixando que Ló escolhesse a melhor parte. Aqui Abrão nos releva que seu coração dependia do Senhor.

Deus o sustentaria independente da circunstância ou do lugar que ele vivesse, pois era Deus quem o estava guiando.

               Em seguida nos versos 14-16 Deus mostrou à Abrão a terra de Canaã, a qual Ele prometeu que daria à ele e aos seus descendentes. Lembrando que a terra já era dos Cananeus, os descendentes de Cam, ou seja, como a terra já tinha dono, eles teriam que expulsa-los de lá no futuro, impetrando sobre eles um juízo vindo da parte de Deus e nisso o Senhor já estava apontando para o cumprimento da bênção dos descendentes de Sem a qual foi impetrada por Noé, e também a maldição que ele proclamou sobre Cam e sua descendência registrada em Gn 9.25,27.

              Veremos isso mais à frente na história,

 

GÊNESIS 14:

 

Apesar de ter havido uma desavença entre Ló e Abrão, este saiu para socorrer seu sobrinho que havia sido sequestrado com todos os seus familiares e bens, Abrão saiu vitorioso na batalha. aí surge um novo personagem na história, o Rei de “Salem” (esta palavra é uma abreviação da palavra Jerusalém, que significa “paz”).

               O nome feste Rei era Melquesedeque (que significa Rei de Justiça) e a bíblia diz que ele era “Sacerdote do Deus Altíssimo”,Resumindo: Um Rei de Justiça que reinava sobre uma cidade chamada Paz e que era Sacerdote do Deus Altíssimo, naquela época os reis também exerciam o ofício de sacerdote.

             Pois bem, esse personagem é uma prefiguração de Cristo, isso porque Jesus é Rei e Sacerdote, o qual veio trazer justiça, e com esta nos proporcionar a paz com Deus.

Deixem-me explicar:

 

                 Veremos no A.T a partir do Êxodo, que o papel do sacerdote era fazer propiciação entre Deus e os homens, (apaziguar a ira de Deus pelo pecado) através de um sacrifício. Nós veremos isso mais a frente, Mas sabemos que Jesus satisfez a justiça de Deus sendo ele mesmo tanto sacerdote, (o qual oferecia o sacrifício) como o próprio sacrifício.

 

                Naquela época de Abrão, os reis desempenhavam essas duas funções. Vemos aqui também Abrão lhe dando o dizimo de tudo que conquistou na batalha, a bíblia diz que Melquesedeque era sacerdote do Deus Altíssimo, porém, ele não consta em nenhuma descendência, nem tão pouco dos Levitas (esta linhagem foi separada por Deus no Êxodo para o ofício sacerdotal).

               Nada se sabe sobre este homem. Em Hebreus 7; temos uma ótima explicação para esse fato (Leiam por favor).

Em Gn 14.20 ao dar o dízimo ao Rei e Sacerdote, Abrão demonstrou obediência, e estava testificando com isso, que os dois serviam ao mesmo Deus. No verso 22 Abrão rejeitou ficar com os bens ou despojos da guerra.

 

 

 

 

 
 

 

 


Posts Relacionados

Gênesis Cap 1 e 2

Gênesis Cap 1 e 2

*Introdução de Gênesis;* Os 5 primeiros livros da Bíblia são c

→ Leia mais...
Núcleo de Teologia em Piratininga

Núcleo de Teologia em Piratininga

Alunos abençoados do Núcleo 005.  Nós da FAPEG não temos palavras

→ Leia mais...
Na Grécia Antiga, as mulheres eram proibidas de estudar medicina.

Na Grécia Antiga, as mulheres eram proibidas de estudar medicina.

Na Grécia Antiga, as mulheres eram proibidas de estudar medicina. Agnodice, u...

→ Leia mais...